quarta-feira, 2 de novembro de 2016

// // Leave a Comment

A Evolução do Marketing Digital

Marketing Digital

É comum a todos nós que já estamos acostumados com o Marketing Digital, as vezes nem notarmos as transformações ocorridas nessa área. 

Digo isso pois como estamos sempre mexendo em nossos blogs e sites, acabamos por ver as inovações apenas como algo que melhorou um determinado conjunto de ferramentas ou estratégias. 

Más o fato é que quando algum empreendedor de fora olha para a internet, ele passa a reparar o quanto ouve uma mudança progressiva nos últimos anos. 

Um exemplo fácil de olhar para essa evolução esta na produção e venda de produtos digitais. 

As primeiras pessoas que criaram produtos digitais para vender na internet, isso la para o ano de 2002 enfrentavam um problema muito sério para receber pagamentos pela internet. 

O processo era desgastante e era o principal fator para as vendas serem tão baixa, afinal muitos estavam apenas iniciando a compreensão sobre a internet. 

Portanto nem sequer iriam confiar plenamente em depósitos em conta de estranhos. 

Esse fato só foi solucionado anos mais tarde com o surgimento dos primeiros processadores de pagamentos. 

Esses processadores tiveram a grande ideia de serem uma espécie de banco virtual, onde o processamento de compras poderia ser feito com muito mais agilidade e mais segurança. 

Empresas como Pagamento Digital, Paypal, Pagseguro entre outras, foram inovadoras nesse sentido, possibilitando até mesmo a integração com outros serviços como entrega automática de produtos digitais. 

Em fim, tendo os produtos digitais como exemplo fica muito mais fácil perceber que o que antes era feito com muitos recursos de programação, hoje em dia é feito tudo em um único lugar, as chamadas plataformas. 

Plataformas de produtos digitais e de EAD. Sem dúvida elas marcam um ponto inicial e de grande impacto no Marketing Digital. 

Neste seguimento empresas como a Hotmart, Eduzz, Monetizze e várias outras possibilitaram com que qualquer pessoa crie um curso online e disponibilize ele para venda de forma ágil, rápida e com muitos recursos sem saber praticamente nada de programação.

Más não foi a penas no fator estrutural de compra e venda de produtos digitais que o Marketing Digital evoluiu, ele evoluiu nas lojas virtuais de produtos físicos, no marketing em geral e na divulgação. 

As ferramentas são muito mais inclusivas, não falo apenas da modernidade e evolução delas, más sim a capacidade das plataformas de nos oferecem vários recursos rapidamente e tudo junto sem precisar de outras aplicações. 

As transformações foram impactantes no sentido de compreender melhor o mercado e o comportamento do público online. 

O internet Marketing passou a ter uma cara mais dinâmica e cada vez menos complicado de se por em prática. 

Más talvez nada seja mais impactante do que a evolução do conteúdo. 

A geração de conteúdo tem inovado cada vez mais e com isso os blogs que antes eram rotulados de “conteúdo lixo” atualmente possuem mais informações de qualidade do que muitos consultores e especialistas em determinados temas jamais teve. 

Quando você pesquisa algo, pode facilmente perceber a quantidade de conteúdo relacionado e a profundidade de conhecimento de cada um, e tudo isso sendo transmitido com muito mais agilidade e com uma estrutura cada vez melhor. 


Pensar no Marketing Digital e olhar para todo o seu desenvolvimento hoje, nos ajuda a se antecipar para as mudanças que ainda virão, e nos faz questionar, como será o Marketing Digital no futuro? 


0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.