domingo, 30 de outubro de 2016

// // Leave a Comment

Planejamento Antes de montar um e-comerce

Planejamento antes de montar um e-comerce

É muito comum ao criarmos um novo negócio, deixarmos de entrar em uma diretriz já bastante conhecida no meio do empreendedorismo. 

Essa diretriz é a arte de planejar cada passo rumo a cada meta que se deseja alcançar. 

Na internet as coisas funcionam da mesma forma, o grande diferencial é que  a internet nos possibilita através de ferramentas, um melhor monitoramento e uma melhor análise do nosso mercado e da nossa estratégia de atuação no mercado. 

Más mesmo com todos esses recursos, um dos principais motivos para que os e-comerces não durem mais tempo, é exatamente o planejamento anterior. 

Montar uma estratégia quando tudo já esta em andamento pode ser fácil, porém ela não surtirá o efeito desejado quando não é precedida de planejamento anterior. 

Para que fique claro e de fácil entendimento o planejamento anterior em um ecomerce pode ser exemplificado num exemplo de construção de uma casa. 

Imagine que você quer construir uma casa de dois andares, você pega um modelo de projeto em mãos e começa a construir de imediato. Bom para isso antes você tem que comprar o terreno, então você simplesmente compra o terreno mais barato pensando em poupar dinheiro para investir em uma casa melhor, mais bonita. 

Ao começar a construir você percebe que sua casa irá ficar do jeito que esta projetada, más como você poupou um dinheiro anterior você resolve fazer algumas mudanças durante a construção da casa, ai você troca as janelas, portas, aumenta a varanda, coloca um piscina no jardim e pronto. 

Alguns meses depois a sua casa esta pronta com tudo no seu devido lugar. Como uma forma de você comemorar o término da construção, você programa um churrasco para familiares e amigos. 

No meio do churrasco acontece um imprevisto, a bebida acaba e você precisa ir comprar mais. Porém algo acontece, você assim como todos da festa que possuem habilitação para dirigir estão alcoolizados e portanto não podem dirigir carro de acordo com a lei seca. O fato é que o supermercado, as lojas ficam afastadas da sua residência. 

Ou seja mesmo com todo o projeto tendo sido executado de uma maneira melhor que o imaginado você não se deu conta que talvez fosse melhor investir mais caro em um terreno mais vantajoso, e depois sim com a construção em andamento ir fazendo as alterações para melhorar a sua construção. 

No ecomerce também é assim, muitos quando tendem a ir para o e-comerce pensam que criar uma loja virtual é pensar em qualquer plataforma, um template bonito, um planejamento de estoque, um software de gerenciamento, ou seja um trabalho interno muito bom. 

Más o fato é que você esquece que o Marketing e o fato de atrair o público certo deve ser uma prioridade, afinal você pode ter tudo más isso não te servirá se não facilitar a sua vida. 

Entendendo o imprevisto na nossa historinha como sendo o mercado, a casa e a construção como sendo seu planejamento de sua loja virtual, a bebida como sendo o seu lucro, e o supermercado e as lojas como sendo aquele público alvo que irá trazer o que você busca. Fazendo isso você perceberá que planejamento anterior é um passo fundamental no desenvolvimento de um e-comerce. 


Portanto o planejamento anterior é diferente do planejamento do seu negócio, na verdade ele é o precedente, é onde você passa a estudar as razões do seu e-comerce, e começa a montar o pano de fundo para a criação de um bom projeto de negócios online.  


0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.