sexta-feira, 7 de outubro de 2016

// // Leave a Comment

Benchmarking conceito e aplicação

Benchmarking o que é

Benchmarking é o nome que damos ao conjunto de estratégias que visam “espionar” as estratégias de nossos concorrentes com o intuito de melhorar o nosso marketing. 

A concorrência seja ela em qualquer circunstância for tem um papel muito impactante na vida de qualquer empreendedor. 

Analisar a concorrência e identificar como ela esta atraindo o público, e como ela esta se comportando ao atender as necessidades desse público é um dos vários conjuntos de estratégias que um empreendedor deve utilizar para fazer o seu negócio crescer. 

Há até uma frase bastante antiga que diz “como você vai lutar se não sabe contra quem”, na verdade esse conjunto de estratégia de analisar o concorrente é fundamental para que você possa ter uma visão mais ampla do seu próprio negócio. 

Ao analisar o concorrente você passa a enxergar as diferenças e semelhanças entre vocês, você consegue formar uma estratégia de suprimento ou seja você começa a criar mecanismos e estratégias para melhorar seu marketing sua estrutura em relação ao concorrente. Isso tudo fará com que você se destaque cada vez. 

A autoridade demonstrada por seu concorrente e a referência dele no seu mercado podem ser fatores estudados a partir do Benchmarking, e isso trará muitos benefícios no momento em que você for definir a sua estratégia de ação em marketing. 

Benchmarking na internet 

Primeiramente é bom deixar bem claro que o benchmarking não é feito de forma ilegal, portanto se você se utiliza de formas contrárias as leis o que você esta fazendo não é benchmarking  é crime. 

O benchmarking é realizado com formas licitas de se obter informações, na internet existe diversas ferramentas que você poderá utilizar para fazer isso. 

Tenha o devido cuidado de usar as ferramentas que não tentam burlar o sistema do concorrente. 

Compreender e fazer o benchmarking de forma correta, também é um dos fatores que poderão contribuir para o aumento da credibilidade dos seus negócios. 

A internet trouxe algo inovador, que é a capacidade de você analisar o seu concorrente baseando-se no funcionamento e nas informações que você já adquire somente de acessar o site dele. 

Analisar o conteúdo do seu concorrente pode trazer a você ideias de conteúdos ainda mais inovadores, além disso poderá identificar em você a estrutura e o setor que precisa ser melhorado para que você possa atingir bons resultados. 

Entender a concorrência é também saber valorizar o que ela tem de melhor e se inspirar a fazer algo melhor ainda para o seu público, isso impactará diretamente na capacitação das técnicas de fidelização de público que são aplicadas hoje em seu empreendimento. 

Um blog por exemplo ao analisar os seus concorrentes pode compreender em sua área qual os temas mais abordados, como o blogs é estruturado e qual a melhor forma de linguagem que o seu público se identifica mais. 

Além disso no caso de blogs e sites, é possível compreender a estrutura seja interna ou externa, capaz de fazer você refletir sobre sua estrutura e assim oferecer algo ainda mais atrativo para os eu público. 

Outro fator muito importante para você analisar seus concorrentes é compreender os erros praticados por eles e tentar não pratica-los em sua jornada como empreendedor. 


Concluindo o Benchmarking é o conjunto de estratégias usadas para analisar o seu concorrente. Isso pode te dar varias novas ideias e a compressão melhor do seu nicho de mercado e do seu público. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.