quarta-feira, 12 de outubro de 2016

// // Leave a Comment

A Web 2.0, suas transformações e as principais mudanças

Transformações na web 2.0

Pra quem viveu os dois lados da web, começando a se aventurar nos computadores apelidados de “cachotão” que eram os primeiro computadores residenciais do Brasil. Com toda certeza verifica a mudança brusca no mundo da informática. 

O fato é que a web 2.0 também provocou uma mudança jamais vista antes no mundo da informações. 

O que antes era visto apenas como uma ferramenta tida como complicada e com sua estrutura muito mais rudi do que se comparada com hoje, se deparava com uma possibilidade que ainda faltava lapidação. 

Neste cenário é que as transformações da Web 2.0 se acentuaram. Não apenas nos fatores externos e de hardware, as mudanças foram muito grandes também no design e na produção de software e ferramentas. 

Ainda me lembro como se fosse hoje eu ligando uma máquina que havia na escola e dando de cara com o Windows 95, e com aqueles recursos tão primitivos se comparado com os de hoje, más ao mesmo tempo tão importantes. 

Esse processo de modernização dos computadores trouxe como base o principio da inclusão e da facilitação de se obter recursos e ferramentas do jeito mais simples possível. 

A Web 2.0 é a certo modo o período de maior transformação da internet em si. Todas as demais transformações que estão presentes hoje e seguiram se aperfeiçoando enxergam a web 2.0 como um marco muito importante na história da internet em geral. 

Deixar aquela roupagem de ferramenta pouco utilizável, para uma ferramenta mais moderna e de fácil compreensão é o maior beneficio trazido pelas revoluções que ocorrem através da internet.   

O certo é que não haveria tanta transformação se não fosse pelo inicio do movimento em prol de um a internet mais sociável. 

Logicamente que esse sentimento não nasceu sozinho, pelo contrário ele surgiu da vontade de universalizar a internet e com um fundo de investimento em tecnologia com os olhos voltados no lucro que esse avanço iria gerar nos próximos anos. 

Diferenças e Transformações ocorridas na Web 2.0 

Algumas mudanças puderam ser notadas de um modo radical nas mudanças ocorridas na web 2.0. 

A criação de sites é talvez a mais impactada por essas transformações. 

Por volta de 1996 só conseguia criar um site (se tratando de Brasil) quem tinha uma experiência mediana em programação, pois os softwares para criação de sites eram totalmente primitivos, era difícil entender o que se fazia ao clicar sobre certos botões. 

Poucas pessoas conseguiam criar sites, a maioria quando criavam alguma coisa eram na verdade páginas desestruturadas e com baixa qualidade sobre tudo para SEO. 

Os sites eram em sua maioria construídos por softwares de base, com todos aqueles traços das linguagens de programação que já afastavam visualmente as pessoas que queriam ter um site. 

Atualmente essas ferramentas se desenvolveram a tal nível que basta apenas arrastar as opções e criar um site em apenas dez minutos, na verdade esta tão fácil criar um site que até mesmo uma criança de 6 anos já consegue criar. 

Outra mudança impactante que pode ser vista é o no aspecto do design, com as transformações da web, o design praticamente criou uma área própria para a internet, e não para de evoluir. Cada dia é uma plataforma nova, um recurso diferente, e isso só tem a nos ajudar muito na hora de criar nossos projetos. 

Outras mudanças estão nos recursos dos software, em sua facilidade de desenvolvimento e em sua agilidade e profundidade de desenvolvimento. Hoje é possível fazer diversas coisas com um mesmo software e ainda criar outras coisas totalmente diferentes enquanto se navega na internet a vontade. 


Os recursos automatizados também nos dão um auxilio jamais precedido no desenvolvimento. Portanto cabe a nós agora cuidar da produção e das estratégias, o resto as ferramentas já fazem por nós. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.