sábado, 22 de outubro de 2016

// // Leave a Comment

A Lei 80/20 e os benefícios de seu uso no Marketing Digital

O Marketing Digital e a lei 80/20

Talvez se você ainda nunca ouviu falar, agora é o momento certo para poder aprender sobre a lei 80/20. 

A lei 80/20 foi elaborada e estudada como uma matéria muito importante sobre os processos e desempenho de vendas em empresas. 

Seu estudo na verdade criou muito mais do que uma lei em si, na verdade lei 80/20 é o nome dado ao estudo sobre  a relação entre a venda e o mercado consumidor em um campo mais restrito, pois leva em consideração somente quem realmente irá comprar um produto do qual você é um vendedor. 

Para analisar esses casos, muitos especialistas fizeram testes ao longo de duas décadas nos Estados Unidos, e esses experimentos levaram a uma conclusão de que 20% de todo o seu produto é o que equivale á 80% de seu lucro. 

Ou seja se você estiver promovendo, criando, em fim, tentando vender 100 produtos, se somarmos o lucro total de sua empresa, acabaremos encontrando o percentual de que aproximadamente 80% do seu lucro foi gerado a partir de 20 produtos. 

A Lei 80/20 na prática 

Ná prática com certeza sabemos que muita das vezes pode ser diferente dessa teoria. Más o que nós acabamos de ver é o que é constatado por grandes institutos de pesquisas de negócios pelo mundo. 

A lei 80?20 chega a uma precisão de mais 85% de acerto em suas análises e conclusões.
Portanto na prática, você não consegue ter o mesmo rendimento em todos os produtos que queira promover, e isso se corresponde a um meio comum entre quem compra e quem vende. 

Esse meio é o mercado. O mercado é também uma variável, e portanto a venda é condicionada a varias situações e são essas situações que fazem você não ter exatamente o mesmo desempenho em todos os produtos. 

Muito se houve dizer que quem é bom vendedor vende qualquer coisa. Bom em parte esse pensamento pode até estar correto, más na lei 80/20 sabemos que mesmo que ele venha a vender qualquer tipo de coisa, sabemos fielmente que se compararmos os produtos, você verá que um produto que atinge um mercado mais difícil, será muito menos vendido do que um do qual o vendedor domina e já faz parte do mercado como uma autoridade. 

A lei 80/20 no Marketing Digital 

Tendo a consciência de que 80% de todo o seu lucro vem de 20% de todos os seus produtos. 

Nesse sentido a lei 80/20 ajuda a todos no Marketing Digital no direcionamento de esforços, ou seja, se você tem um produto que é o seu “carro chefe”, você deve se esforçar para melhorá-lo e vende-lo mais e mais. 

Pois esse produto que é o seu símbolo de autoridade em sua área, carrega em si, a identidade entre o seu mercado consumidor e você. 

Veja um exemplo simples, se você analisar empresas como a Microsoft por exemplo perceberá que 80% dos lucros dela vem de apenas dois ou três produtos. 

Portanto uma regra básica para aplicar a lei 80/20 em seu negócio é fazer uma analise de dados do seu negócio. 

Por exemplo se você tem um site e divulga ele nas redes sociais, você deve perceber quais redes sociais estão dando o maior retorno. 

Lembre-se retorno não quer dizer necessariamente visitas, uma vez que seu site não precisa de tráfego comum, e sim de tráfego qualificado, neste caso pessoas interessadas em acompanhar o seu site, adquirir seu produto ou sua prestação de serviço. 

O tráfego qualificado é um dos objetivos mais fortes a serem tomados depois da aplicação da lei 80/20, pois assim você se esforçará mais, para trazer mais prospectos para o seu negócio. 


Aplicar a lei 80/20 em seu negócio digital, é acima de tudo compreender que direcionar esforços, pode te dar um resultado muito melhor do que “pular de galho em galho”. È preciso melhorar aquilo que já esta bom e cada vez mais focar em um determinado objetivo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.