quinta-feira, 15 de setembro de 2016

// // 2 comments

Palavras-chaves de cauda longa o que são?

Palavras-chaves de cauda longa o que são?

As palavras-chaves são muito conhecidas por todos nós blogueiros. Basear o nosso conteúdo e gerar textos para nossos blogs passam pela escolha dessas palavras. 

Elas podem ser genéricas ou simplesmente as especificas más o fato é que encontrar boas palavras chaves e colocá-las na medida certa (que é em torno de 3,5%) e nos locais corretos podem ser a principal meta de um blogueiro na fase de produção de textos. 

O volume das buscas das palavras chaves e as analises feitas em relação ao público que se busca atingir e até mesmo a utilização avançada de SEO, passa por essa fase a fase da escolha e dos tipos de palavras chaves. 

Portanto nós sabemos muito bem o quanto pode parecer complicado estruturar um artigo baseando-se em SEO. 

Portanto nesse universo de tipos de palavras chaves, uma boa escolha é na verdade uma grande alavanca para o nosso conteúdo. 

Nesse cenário de bons artigos produzidos e das escolhas das palavras chaves ficarem muito mais facilitadas devido ao uso de algumas ferramentas, surge também um novo tipo de “categoria” de palavras chaves, as chamadas palavras-chaves de cauda longa. 

As palavras chaves de cauda longa são palavras chaves que na verdade são estendidas pelo texto, principalmente pelo titulo do artigo. 

Muitos estudiosos de SEO, tem concluído que estender um titulo de um artigo pode deixar o conteúdo muito mais relevante para o público alvo a ser atingido. 

Uma das explicações para a ocorrência desse fato é que os motores de buscas como no caso do Google, tem ao longo dos anos se atualizado a tal ponto de identificar as palavras chaves presentes em um título e fazer uma “linkagem” com assuntos parecidos e importantes. 

Isso impacta diretamente em um artigo, pois o mesmo deixa de ser somente um artigo voltado para uma palavra chave em especifico e passa a agrupar os outros assuntos abordados no título e no texto como fazendo parte das buscas dos leitores. 

Em outras palavras um título e um texto com uma palavra chave mais estendida passa a ser ranqueado tanto para as palavras chaves principais quanto para os outros termos que compões a palavra chave. 

O fator cauda longa pode ser um grande aliado de nós blogueiros. Poderá ajudarmos a criar uma espécie de porta para atrairmos novos leitores e acompanhadores de nossos blogs. 

Se você digitar no google por exemplo a expressão “como criar um blog”, verá que em alguns casos o Google chega a mostrar resultados do tipo “como criar um blog e ter sucesso com ele...” Perceba que sua expressão foi somente “como criar um blog” e que o Google mostrou alguns resultados que continham apenas essas palavras chaves e outros resultados que continham mais termos. 

O melhor de tudo é que ao usarmos essa estratégia um artigo do tipo “Como criar um blog e ter sucesso..” poderá estar bem ranqueado tanto para a pesquisa “como criar um blog” quanto para a pesquisa “como ter sucesso com um blog”, e você poderá assim colocar um mesmo artigo bem ranqueado para duas expressões diferentes ao mesmo tempo. 

Porém uma advertência é preciso ser notada, não use isso em todos os artigos pois assim o Google poderá não dar a importância devida ao seu tema central do artigo. 


Utilize sempre palavras que estão ligadas ao assunto, e a outras expressões de buscas do seu público alvo. 


2 comentários:

  1. Olá Alonsio,
    Muito obrigado pelo ótimo artigo.
    As palavras de cauda longa são uma verdadeira mina de ouro para blogueiros e criadores de conteúdo de uma forma em geral.
    Como você mostrou, elas dão muito mais relevância aos conteúdos e isso beneficia tanto o autor quanto os visitantes.
    Um grande abraço!

    - Tiago Simões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Tiago. Realmente é enriquecedor perceber o quanto as palavras de cauda longa tem ganhado relevância, principalmente para o Google. Muito obrigado pelo comentário sinta-se a vontade para comentar sempre. Um Abraço!

      Excluir

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.