sábado, 24 de setembro de 2016

// // Leave a Comment

Nicho de Mercado os 5 passos fundamentais

Passos fundamentais do Nicho de Mercado

Nicho de Mercado o que é? 

Nicho de mercado é a sua área de atuação no empreendedorismo. Todos empreendedores de qualquer tipo possuem um nicho de mercado. 

O Nicho de Mercado é o ramo de atuação do seu empreendimento, é a definição do que é o seu produto, quem é o seu público alvo (cliente) e como esse público alvo terá acesso ao seu produto. 

Definir uma área de atuação é um passo muito importante na trajetória de qualquer empreendedor. 

O Nicho de mercado tem aumentado com o passar dos anos, sobretudo com o advento da revolução das comunicações trazida pela internet. 

Blogs, sites, lojas virtuais, e diversas páginas nas redes sociais, tem como foco principal o seu nicho de atuação. 

A escolha desse Nicho pode ser difícil ou até mesmo simples, o fato é que escolher um nicho no qual você irá ter domínio é considerado como a chave para que você possa tornar o seu negócio algo sério e com bastante perspectivas de crescimento. 

È bom deixar claro que o Nicho de Mercado não se refere a todo o mercado de determinada atividade, por isso se chama “Nicho de Mercado” que é uma área ou um pequeno espaço de um Nicho muito maior. 

Um exemplo prático: O Futebol é um mercado. Uma loja que vende camisas de times, é um nicho. 

Más então como eu conseguiria fazer o meu nicho de mercado crescer? O que tenho que fazer para de fato entender o meu Nicho de Mercado? 


Para isso criamos esse artigo que irá te mostrar de forma bem simples os passos fundamentais do Nicho de Mercado.   

Passos fundamentais do Nicho de Mercado- Infográfico

Nicho de Mercado 

Analisar o Mercado 

Esse é o primeiro passo que você deve fazer ao escolher um Nicho de Mercado. 

A analise de mercado em sua base consiste em compreender o seu empreendimento, entender o seu produto ou serviço e identificar o seu público alvo e formas de poder atingi-lo. 

Nessa fase você irá estudar o comportamento do seu público alvo, e qual será a área no qual o seu público alvo irá conseguir te encontrar e te associar facilmente. 

Analisar os dados 

Nesta fase você irá começar analisar os dados fornecidos pelas ferramentas que você utilizou para identificar o seu mercado de atuação. 

Compreender de onde vem o seu público e quais são as preferências dele são partes fundamentais cuja as conclusões devem partir da analise de dados. 

Outro fator para se desenvolver uma análise de dados é a capacidade de poder enxergar em número quais serão seus gastos e investimentos, e os riscos e a capacidade de lucro que possa ser gerado pelo seu negócio. 

A analise dos dados também é a base para se medir como será o comportamento de investimento que você irá fazer, com ela você conseguirá direcionar melhor os seus investimentos, e conseguirá fazer o seu negócio de fato ser controlado. 

Criar um Planejamento 

Nessa fase você irá juntar a sua analise de mercado, com os dados obtidos, e com suas metas e traçará um plano para poder atingi-las. 

Essa é considerada a parte mais importante no empreendedorismo. Recentes pesquisas tem notado que mais de 85% das empresas que fazem sucesso atualmente tiveram um bom planejamento estratégico como a sua principal causa para o sucesso. 

Em outras palavras ao contrário do que se imagina no conhecimento popular, as vezes as empresas fazem sucesso não por seus produtos e serviços em si, más por causa do seu planejamento que é tão bem estruturado que impulsiona o negócio. 

Portanto você deve prestar muita atenção no Planejamento, definir as estratégias, ter em mente que você precisará melhorar sempre, e contar com inovação. 

Estudar seu negócio 

Esta fase é muito ignorada por grande parte dos empreendedores, ainda mais se forem iniciantes. 

Estudar o seu negócio não é apenas olhar com o lado positivo, e sim olhar também de um lado negativo, é perceber se vale a apena mesmo montar esse tipo de negócio ou repensar toda a sua estrutura. 

Nessa fase você deverá avaliar se o seu negócio é realmente promissor, se realmente o seu público estará esperando por isso que você tem a mostrar. 

Reconhecer os erros e ter a capacidade de corrigi-los podem ser características essenciais nessa etapa. 

Portanto repense o seu negócio e avalie á caso de empresas que repensaram o seu negócio e depois de fizeram isso mudaram seu produto ou serviço de tal forma que inovaram em seu ramo de atuação e assim conseguiram ter sucesso. 

Gerar Conteúdo 

Se a sua área de atuação for os meios digitais o conselho é que você gere o máximo de conteúdo que conseguir. 

E se possível um conteúdo de qualidade que realmente faça a diferença para o seu público alvo. 

Gerar conteúdo de qualidade será a atividade mais importantes das empresas de inovação deste século. 

Portanto invista na geração de conteúdo que você já terá metade do caminho andado, o resto será com o seu planejamento, e com o seu público alvo.


0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.