domingo, 18 de setembro de 2016

// // Leave a Comment

Diferenças entre o Chefe e o Líder

O Chefe e o Líder

Esse também é assunto que deve muito bem esclarecido em nossas mentes, ainda mais se você pretende ou já é de algum ramo empreendedor. 

Compreender e saber diferenciar atitudes de um chefe em relação a atitudes de um líder, é de grande importância para que você possa de fato ter um crescimento produtivo e eficiente de muito mais impacto no seu ramo de atuação. 

Antes de adentrarmos ao assunto gostaria de dizer que de maneira nenhuma você deve pensar em chefe como algo completamente negativo, pelo contrário alguns estudos demonstram que em certas ocasiões é preciso ter uma linha dura comparável com a tomada por chefes quando querem que uma determinada tarefa seja realizada. 

Também não estamos aqui para enxergar a liderança como algo completamente distante de erros, ou de imprevistos que possam surgir em meio a sua utilização. 

O foco central de esclarecer essas diferenças é colocar um pano de água fria em cima das semelhanças desses dois estilos de níveis hierárquicos. 

E partindo desse principio fizemos uma comparação, ou melhor, um esclarecimento no modo de visão desses dois tipos de executivos. 

A respeito das Tarefas e Metas 

O Chefe 

Normalmente o chefe é aquele que manda e delega as pessoas afazerem algo. Ele exige que as pessoas tenham um compromisso com ele independente dele ter ou não participação no cumprimento das tarefas. 

O Líder 

O líder normalmente se acha com uma hierarquia maior, no entanto ele compreende que deve participar das tarefas e não apenas delegar, é preciso literalmente “colocar a mão na massa” e ajudar na prática a traçar estratégias para atingir as metas. 

A respeito da responsabilidades 

O chefe 

Normalmente por ter essa visão de que seus subordinados é que tem o dever de fazer as tarefas, eles se sentem completamente a parte de qualquer tipo de erro. Portanto sempre tentam colocar a culpa em alguém ou em algum setor e assim não assume as responsabilidades pelo não cumprimento das tarefas. 

O Líder 

Assume as responsabilidades pois compreende claramente que ele faz parte integral do processo de conquistas das metas. 

A respeito das obrigatoriedades 

O chefe 

Normalmente ele sempre baseia o seu corporativismo, o seu ambiente de trabalho, em um regime de fiscalização. 

O Líder 

Como ele é mais participativo e assume suas responsabilidades, tende a sempre delegar cargos de confiança e setores dos quais não precise fiscalizar diretamente. 

O Entendimento do Empreendimento 

O chefe 

Sempre irá entender-se como o dono e como o único responsável pelo sucesso, jamais atribuirá aos outros o crescimento de sua empresa. 

O Líder 

Por reconhecer o desempenho dos seus subordinados ele consegue enxergar que não é o dono do seu sucesso, e sim faz parte de um grupo de sucesso, portanto ele valoriza o grupo ao invés de só a si mesmo. 

A respeito das atividades 

O Chefe  

Normalmente todo o seu propósito de execução esta baseado no ato de mandar, dificilmente aceita dividir opiniões ou então aceitar conselhos, só faz isso se for para sua vantagem em exclusivo. 

O Líder 


Orienta os seus subordinados, dialoga com eles, e promove uma maior interatividade, pois o intuito é de beneficiar a todos para que o ambiente seja o mais produtivo possível. 


0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.