quarta-feira, 21 de setembro de 2016

// // Leave a Comment

Como mudar fundo do vídeo efeito Chroma Key (Fundo Verde)

Como fazer o efeito chroma key

Com certeza você já viu vários vídeos na internet com fundos bonitos, sejam imagens de alta qualidade ou até mesmo efeitos de vídeos por traz dos apresentadores. 

Esse efeito é chamado de Chroma Key ou fundo verde. Ele consiste em mudar o fundo de um vídeo para uma imagem ou para um outro vídeo. 

Muitas pessoas utilizam esse efeito para tornar os seus vídeos com um aspecto um pouco mais profissional, além disso poderem das uma “cara” para os seus vídeos. 

Existem muitas vantagens em se trocar o fundo de um vídeo e a primeira delas esta na receptividade do vídeo por parte dos seus seguidores. 

Trocar o fundo de um vídeo para imagens que chamem mais atenção do seu público alvo, ou até mesmo para deixar o foco totalmente em você e evitar distrações do ambiente por parte das pessoas que irão receber a sua mensagem. 

O fato é que mudar o fundo de um vídeo pode ser uma estratégia a mais no processo de conquista de novas audiências. 

Pensando nisso preparamos uma vídeo aula exclusiva para você aprender passo á passo como mudar o fundo de um vídeo. 


Veja o vídeo abaixo: 



Obs o Programa utilizado foi o Sony Vegas

Algumas dicas Extras   

Tenha cuidado com a luminosidade, ela não pode esta nem muito acima e nem muito abaixo do nível normal. Um tática para saber se ela esta dentro dos padrões normais é colocar a “mão” de frente para o foco e com o fundo verde a traz e perceber se quando a câmera foca em sua mão a cor de traz ( do fundo verde) esta em uma tonalidade de verde bem destacado. 

Outra dica é não usar roupa e nenhum acessório com a mesma cor do fundo e nem do cenário que você escolher colocar, isso evita erros no momento da edição. 

Para deixar o seu vídeo com o efeito da melhor maneira possível, edite para a resolução que você queira antes de aplicar o efeito. Por exemplo se sua câmera filma em 1280 x 720 e você quer que ela seja editada para aparecer em uma resolução de 1920 x1080, minha dica é que você converta o vídeo primeiro e depois faça a edição. Ou então faça uma mudança no seu projeto de entrada e faça o vídeo já ser salvo na resolução que você quiser. 

Outra dica importante é ter um tripé ou ter uma base que deixe a câmera em uma posição mais fixa possível, a estabilidade faz com que o efeito seja o mais nítido. 

Coloque-se nem muito perto e nem muito longe do fundo verde. Na verdade em uma distância média de 2 á três metros se possível, isso irá facilitar muito na captação e divisão do apresentador em relação ao fundo. 

Ter refletores, ou mesmo uma lâmpada (led de preferência) que seja branca, é um auxilio muito grande, pois você poderá posiciona-la de modo que evite o máximo possível de sombras no fundo do vídeo. 

Tente ao máximo manter-se em uma posição mais centralizada pois assim será mais fácil evitar sombras no fundo verde. 

Cores estáticas no fundo também são uma opção interessante, caso não queira colocar uma imagem você pode simplesmente aplicar o efeito sem carregar uma imagem para a edição (no caso do Sony Vegas) e assim deixar o fundo em uma cor só. 


Reserve uma parede da sua casa, escritório, para deixar em uso apenas reservado para filmar os vídeos em chroma key.



0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.