sábado, 24 de setembro de 2016

// // Leave a Comment

Aprenda á aprender

Aprender

Pesquisas afirmam que apenas 2% da população nascem com um QI considerado de gênio. 

Essas mesmas pesquisas afirmam que esses 2% tem MUITO mais capacidade de APRENDER  e em menos tempos que os demais. 

Coloquei as palavras MUITO e APRENDER em cacha alta para ressaltar algo que não é percebido explicito diretamente nessas pesquisas, o fato de que todos, absolutamente todos temos a necessidade de aprender algo. 

Portanto não nascemos já sabendo de tudo, pelo contrário quando nascemos temos um conhecimento muito vago, e que ao longo dos anos tende a aumentar, ou mesmo se especializar. 

Ao contrário do que a maioria pensa sobre o assunto, o ato de aprender natural é um nível de aprendizado, com isso já quero lhe adiantar que existem outros níveis de aprendizado. 

Nível de aprendizado 1 

Nesse nível aprendemos com o que vemos. 

Nível de aprendizado 2 

Nesse nível aprendemos ao repetirmos movimentos e ideias. 

Nível de aprendizado 3 

Aprendemos com as argumentações e discussões filosóficas 

Nível de aprendizado 4 

Aprendemos com novas experiências 

Nível de aprendizado 5 

Aprendemos com a maturidade 

Nível de aprendizado 6 

Aprendemos com a emoção 

De todos esses níveis, sem necessidade de citar nenhum como mais ou menos importante existe um fator determinante para que você consiga ter uma visão mais ampla sobre qualquer assunto, esse fator se chama “aprender a aprender”. 

È necessário entender que se você pensar que já sabe de tudo então automaticamente sua mente criará um bloqueio natural contra os novos conhecimentos. 

No entanto se você determinar que deseja aprender, e sendo assim passar a agir de modo que os processos de aprendizagem sejam cada vez mais frequentes em seu dia a dia, então o óbvio irá acontecer, que é aprender. 

Dentre esses processos responsáveis pelo aprendizado estão: A curiosidade, a Reflexão, a necessidade da observação, e a ação prática do conhecimento. 

Por isso que muitos estudiosos tem cada vez mais concluído que o aprendizado não é apenas um processo natural, é também um processo que pode ser facilmente aprimorado. 

Existem muitas técnicas que ajudam as pessoas a aprenderem a aprender, essas técnicas tem ajudado as pessoas no mundo todo a entenderem que o processo de aprendizagem pode sim influenciar na estrutura do conhecimento presente em cada individuo. 

Compreender que as vezes é necessário repensar uma ideia, analisar com mais cautela uma determinada atividade, podem ser determinante para um bom aprendizado. 

No caso do empreendedorismo, isso pode gerar um impacto direto na formação do Planejamento Estratégico. Tendo por base que um bom planejamento requer entender o mercado e como você irá elaborar as estratégias para alcançar os seus objetivos, é essencial que você repense e aprenda a aprender sobre como funciona o mercado e o seu público alvo. 

Muitos bons planejadores de estratégias não conseguem um bom resultado por isso, porque pensam que se desfazer de uma ideia é como se fosse se rebaixar a um outro nível de conhecimento.


Porém estudos confirmam que grandes planejadores estão sempre aliados a novos conhecimentos, e a inovação de pensamento, e isso tem dados bons resultados.  


0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.