quinta-feira, 25 de agosto de 2016

// // Leave a Comment

4 Características que Todo Empreendedor Digital deve ter

Empreender sempre foi uma tarefa que exige muito de todos que optam por fazer dessa área o seu campo de atuação. Ainda mais com a sequência lógica da cultura principalmente oriental, onde a maioria das famílias tradicionais ainda veem o Empreendedorismo como algo somente para poucos. Essa visão um pouco equivocada tem se tornado ao longo dos anos uma cultura que mais é uma barreira entre pessoas empreendedoras e não empreendedoras. È bom  destacar que muito dessa cultura é espalhada até hoje dentro das Universidades, pois a maioria das Universidades no início da era da revolução industrial praticamente neutralizavam a mentalidade empreendedora nativa do ser humano em troca de apoio em projetos com a grandes empresas, naquela época do apogeu das Universidades (período de crescimento no número de novas universidades) as empresas temiam a formação de lideres e portanto queriam que todos os lideres e pensadores do empreendedorismo estivem em suas empresas e não sendo seus concorrentes.


Este pensamento ainda perdura até os dias atuais, e o pensamento de que o empreendedorismo é para pouquíssimas pessoas também perdura, primeiro devido ao fato acima e segundo mediante a publicidade do fracasso alheio, ou seja, muitos não conseguem se tornar empreendedores de sucesso e acabam levando um monte de gente junto, colocando defeito em tudo e dizendo que tudo o que você irá fazer nunca irá dar certo assim como foi com eles. 

No mundo do Empreendedorismo Digital ocorre o mesmo efeito, muitas pessoas pensam que irão ficar ricas da noite para o dia, outras pensam que não servem para serem empreendedoras digitais. 

Para trazer uma perspectiva mais racional, e uma base mais consolidada para que você possa analisar se você se encaixa no perfil de Empreendedor Digital, reunimos 4 das principais características que devem possuir ou desenvolver para se tornar um profissional do Empreendedorismo Digital.

Enxergar a Web com olhar profissional 

Simplesmente, se você já comprou vários cursos de Empreendedorismo Digital ou pensa em comprar, más não enxergar a Web como algo profissional, me desculpe a sinceridade você jamais irá á lugar algum. 

Isso ocorre por algo muito fácil de ser compreendido: Como você será um profissional de uma área que você não há reconhece como profissional?, em outras palavras: Como você baterá aquele pênalti na final da copa do mundo se você não esta jogando futebol?. 

Enxergar a Web como profissional, isso sim é para poucos. Logicamente isso tende a mudar, más acredite ainda vai levar um bom tempo até que seja de fato visto assim. 

Você tem que se esforçar para compreender que a web é profissional, e que há muitas pessoas que só fazem negócios por meio dela literalmente. Na Web existem milhares de serviços que só são realizados nela. Veja por exemplo uma loja virtual pode ser fechada online más seus donos podem continuar vendendo os produtos em uma loja física ou então de porta em porta, más um site de hospedagem de sites como funcionará sem internet?. 

Isso é que você deve ter em mente, ou seja, tem negócios na internet que só funcionam puramente nela, e que, portanto ela não pode ser considerada apenas uma ferramenta, e sim um novo modelo de possibilidades de negócios. 

Ver a internet como um novo mercado é mais do que essencial para que você possa desenvolver o pensamento de Web Profissional.

Gostar da Inovação 

A própria Web é uma inovação, basta analisar os anos desde sua criação, quando era apenas um mecanismo de comunicação e nada mais. Até passando pelos primórdios da “bolha” época da criação da Web 1.0, até o surgimento da Web 2.0.
Você notará que todo esse processo por si só já nos prova que a Web é uma inovação que esta sempre em evolução, o que hoje funciona perfeitamente amanhã pode não funcionar mais.
Portanto essa característica do gostar de inovação deve esta sempre presente na mente daqueles que desejam se tornar empreendedores digitais. Porém quando falo de inovação não quero dizer necessariamente “modernidade” em si.
Modernidade é tudo o que é moderno, inovação nem sempre é algo que é moderno ou novo, há muitos exemplo de pessoas que buscam no passado uma ideia de negócio inovadora para o presente.
A inovação é na verdade uma evolução mais ampla em uma área. Um exemplo que citamos é o celular, lembre-se que no inicio o aparelho apenas servia para receber e fazer chamadas e receber e enviar mensagens. Hoje ele possui TV, Radio ( que já haviam sido inventados há muito tempo atrás) porém foram itens incorporados por meio da inovação ao seu modelo central de celular.
Ter em mente que inovação não é somente tecnologia é outro conceito bastante deixado de lado pela maioria, más que deve esta bem presente na mentalidade do empreendedor digital, pois existe também a inovação conceitual que é aquela teórica, aquela que visa reformular os conceitos anteriormente adquiridos, neste exemplo estão o desenvolvimento de novas teorias, novas estratégias, e novos modelos de negócios.
A inovação tem que fazer parte da mente de todo empreendedor digital, afinal ele só existe por causa dela.

Ter Resiliência 

Nenhum curso de nenhuma Faculdade de negócios, administração, empreendedorismo, em fim. Nenhum curso ensina a Resiliência, e sabe porque?, a resposta é: Se eles ensinassem a maioria desistiria do curso no período que esta matéria fosse ensinada. 
Má Afinal o que é Resiliência? 

È a capacidade de resistir aos imprevistos que podem surgir em determinado negócio. 

Perceba que muitos cursos podem te ensinar a ter paciência nos seus negócios, e até mesmo te ensinarem a você lidar com frustrações, e com as porcentagens de algo da certo ou errado. Porém nenhum deles te ensinam a resiliência.

Resiliência é algo que varia muito de pessoa para pessoa, portanto só podemos realizar uma abordagem geral e não absoluta sobre o tema, contudo para ajudar a você desenvolver sua resiliência você deve ser desafiado por algumas perguntas que devem ser respondidas por você, abaixo alguns exemplos perguntas que podem ajudar a você desenvolver a resiliência ou mesmo medi-la: 

Você realmente que se tornar um Empreendedor Digital?

Imagine que você fosse alguém de muito sucesso e de uma hora pra outra perdesse tudo, o que você faria?

Passaria fome para não deixar de acreditar no seu negócio?

Seria capaz de mudar da água pro vinho se fosse necessário para não fracassar?

Teria coragem de jogar todo o sucesso fora e iniciar tudo do zero?

Se seus negócios dessem errado e você conseguisse arrumar um ótimo emprego com salários altos, voltaria depois tentar montar outro negócio? 

Seria capaz de enxergar e admitir seus erros nos negócios e consertá-los?
Até onde você iria para conquistar o que quer?

Responda a estas perguntas e entenda que as vezes você deve mesmo investir em si, ou então assumir o que você quer de verdade, más lembre-se nunca é tarde para mudar.

Gostar de Gerar ou Transmitir Conteúdo

Outro fator muito importante no Empreendedorismo Digital se concentra na geração de conteúdo. Você deve esta familiarizado com a geração de conteúdo, afinal a internet é um meio de comunicação e, portanto para haver comunicação deve haver informação, consequentemente  a junção de informação é conteúdo.

Você deve compreender que se tornar um criador de conteúdo pode alavancar o seu empreendedorismo.

Más como disse no inicio do tópico, existe também a função do transmissor de conteúdo que pode ser o mesmo criador ou então apenas um transmissor. Ele geralmente não cria o conteúdo, porem deve estar familiarizado com as ferramentas de transmissão de conteúdo, em especial o visual que é o tipo de conteúdo próprio da internet. 


Portanto, analise o conhecimento que tem, e estude para que possa se tornar um criador ou mesmo um transmissor de conteúdo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Seja muito Bem Vindo e Sinta-se a vontade para comentar em meu blog.